sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Você sabe qual é a diferença entre o Profibus DP e o Profibus PA?

Apesar do nome parecido essas duas redes industriais têm aplicações diferentes no ambiente industrial.
O Profibus DP (Periferia Descentralizada) é uma rede que tem como objetivo realizar a automação total de uma indústria.
Em uma rede Profibus DP você pode fazer a troca de dados entre um CLP com inversores de frequência, relés de proteção de motores, remotas de aquisição de dados de entradas, saídas digitais e analógicas e vários outros dispositivos que são utilizados no ambiente industrial. Inclusive, podemos mandar dados de outras redes industriais para um CLP utilizando a rede Profibus DP por meio de um dispositivo de conversão de redes chamado Gateway.
Existem vários tipos de Gateways Profibus DP como, por exemplo, Gateways para fazer a troca de dados entre uma rede ASi e uma rede Profibus DP ou para fazer a troca de dados entre uma rede Modbus e uma rede Profibus DP.
Portanto, com a rede Profibus DP, você consegue fazer automação total de uma indústria desde dispositivos simples, como uma botoeira, até dispositivos mais complexos, como um inversor de frequência.
A rede Profibus DP é utilizada em vários segmentos industriais, por exemplo: óleo e gás, papel e celulose, siderúrgica, alimentos entre outras.



Exemplo de aplicação das redes Profibus DP e PA

A rede Profibus PA (Automação de Processo) é uma rede que foi desenvolvida com o intuito de substituir os transmissores, posicionadores e analisadores, ou seja, ser utilizada na medição de variáveis analógicas como, por exemplo, pressão, nível, vazão e temperatura que substituem os sinais analógicos de 4 a 20 mA.
A rede Profibus PA pode ser considera uma sub-rede, ou seja, para informação chegar ao CLP, ela depende de uma outra rede, que pode ser, por exemplo, uma rede Profibus DP, Profinet ou até mesmo uma rede Ethernet/IP.
Portanto, os instrumentos de uma rede Profibus PA servem apenas para montar uma malha de controle aberta ou fechada e não se aplicam à automação total de uma indústria, como ocorre com o Profibus DP. A rede Profibus PA atualmente é utilizada em vários segmentos industriais, como em usinas de açúcar e álcool, celulose, alimentícias, mineração etc.

Você quer saber mais sobre assunto? Entre em contato conosco acessando o site www.t4mautomacao.com.br ou participe dos nossos treinamentos.

2 comentários:

  1. Paulo, boa tarde...

    Trabalho numa grande empresa de papel e celulose, e recentemente começou a operar uma nova linha onde a rede é Profibus PA. Daí, tenho uma dúvida: - você diz acima no artigo que os instrumentos de medição nesse caso do PA servem apenas para montar uma malha de controle. Sendo assim a minha pergunta é a seguinte, e em relação à calibração dos mesmos, como é feita? Eles têm que ser calibrados normalmente dentro de uma periodicidade?
    Pergunto isso porque sou responsável pelo Lab. De Metrologia e a operação dessa área já está exigindo a calibração dos instrumentos, e também Profibus PA é um assunto que não domino.
    Se puder me orientar, desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  2. Sim, a calibração é feita com a mesma periodicidade de outros protocolos, como HART, pois a calibração independe do tipo de comunicação de rede.

    ResponderExcluir